segunda-feira, 23 de maio de 2011

Por pais mais responsáveis?

(Responda pergunta no final do post)
É difícil falar da relação da criança com a internet sem atribuir aos pais a responsabilidade pela permissão desses acessos e pelo controle do conteúdo visualizado. Sabemos que uma boa educação e um diálogo eficaz e de grande abertura para a criança poder respeitar e confiar na atitude e nas regras dos pais é essencial. Também, sabemos que transmitir as informações necessárias à segurança é uma atitude assertiva e tirar as dúvidas dos filhos possibilitam que os próprios pais se sintam seguros em relação ao comportamento destes de acessar ou não os sites e conteúdos impróprios aos mesmos.

Segundo o advogado Donaldo de Assis Borges, no site do Brasil Escola, é necessário os pais tomarem cuidado com os dois lados dai internet:

"Na verdade, a Internet pode representar tanto um bem como também um mal. Existe um ditado popular que diz que a dose é a distância que separa o remédio do veneno. Esta analogia também é cabível para a Internet, especialmente em relação às crianças e aos adolescentes, onde a dose do uso da Internet deverá ser prescrita e ministrada por pais ou responsáveis."

Se estes pais não estão no controle da situação e nem sabem o que seus filhos costumam acessar, acabam eles mesmos expondo-os aos perigos da rede. Portanto, é importante que se dediquem a estes cuidados, pois conteúdos maus e bons estão disponíveis, e cabe aos pais educarem seus filhos e dar-lhes consciência do que podem, devem e não devem acessar, e estipular tempo, que é algo muito importante.

O site Cada Minuto traz uma porcentagem muito alta de crescimento da pedofilia pela internet em Alagoas em 2010, mas esse é apenas mais um exemplo de como a falta de controle dos pais podem acabar prejudicando os filhos por conta do mal uso da web. São os pais que compram e colocam em casa os computadores, são os pais que liberam o acesso a internet para os filhos, então também devem ser eles que devem exercer os limites.


Pergunta: Quais os piores efeitos, além da pedofilia na internet, as crianças estão expostas quando não são supervisionadas? Responda na pág. de comentários!

15 comentários:

Leila Reis disse...

Com certeza, quando acontece esse tipo de coisa pela internet é provavél que os pais estavam muito ocupados, sem participar da vida dos filhos, sem orientar, conversar, por isso os filhos se envolvem em algumas situações desagradaveis

andréa vilas boas disse...

Na verdade deve existir cumplicidade entre pai e filho. Uma boa educação, respeito e confiança pode ajudar e muito nessa situação. Apenas restingir não é o suficiente, ate pq sabemos q hj a internet está disponível em muitos lugares, podendo a criança acessar quando estiver fora de casa. Então um bom diálogo é ainda a forma mais eficaz de impedir acontecimentos indesejados.

Josicleide Alves disse...

Não basta dizer sim ou não, é preciso que a criança e o adolescente entenda porque isso, porque não aquilo... Conversando com os filhos dessa forma, eles não se sentirão diminuídos e passivos - apenas tendo que cumprir ordens - mas vão se sentir mais importantes e serão incentivados a pensar e ir desenvolvendo...

Shirley Caroline disse...

Alguns pais não se preocupam tanto com seus filhos, acham que esta no mundo globalizado e saber utilizar a internet eles são inteligentes e não precisam mais buscar em livros ou outras fontes, sem saber o que possa esta acontecendo com seus filhos, tao envolvidos no mkundo virtual. Os pais deveriam se preocupar mais com este tipo de meio impondo limites.

Emmanuela Marques disse...

Difícil ficar sem acessar a internet, seja para adulto, criança ou adolescente, afinal é um meio de inclusão social, porém se houver uma boa educação e relação de confiança entre pais e filhos, muitas coisas ruins provenientes do mundo virtual podem ser evitadas.

Laura Santana disse...

dificil ficar sem estar on line no mundo de hoje por isso os pais devem estar atentos aos filhos e aconselha- los ao que navegam na internet.

Michele disse...

A criança é bastante curiosa porém cabe aos pais decidirem e orientarem aos filhos o que e quando utilizar a internet.

Juliana Lima disse...

Hoje em dia as criancas estao deixando o lado as brincadeiras normais da sua idade para ficar o tempo todo em frente ao computador... entao é fundamental ter o dialogo entre o pais e filhos...

Kessy Kelmer disse...

Temos visto muito casos de violência na internet, uma vez que certos tipos de jogos, fazem com que as crianças, que estão mentalmente em crescimento sejam influenciadas severamente por estes jogos! Sem a devida supervisão dos pais, isso se torna um problema generalizado.

Nanci disse...

Na verdade, como mãe que já passei e passo por essa experiência, me sinto como a Mulher que não soube Maravilha, porque o mundo muda, e a responsabilidade fica personalizada. penso que, como eu, pais e mães estão se desdobrando para realizar mais uma vigilância, mais uma tarefa, e não pode negligenciar mesmo!!! Mas faço um apelo aos nossos governantes e todos responsáveis pela loucura insana do "vender", sejam generosos com a humanidade, não alimente o desejo desesperado nas pessoas, não permitam a impunidade, ajudem-nos a melhorar o mundo para os próximos e próximos e próximos. A gente já trabalha como loucos para não ter os filhos excluídos do mundo social tecnológico e ao mesmo tempo temos que estar em casa, nas escolas, na casa dos amigos, nos ambientes sociais...ai...que cansaço! Deus nos proteja!!!

Ana Amelia disse...

É necessário que os pais mantenham um olhar fixo naquilo em que seus filhos estão fazendo ou acessando.Procurar desenvolver um mecanismo que se possa investigar estes sites.

Edimar Nunes disse...

O maior risco e o mais perigoso sem duvidas é a pedofilia, fora isso temos a alienação de jovem que leva a adultos sem opinião que vive em função do que lhes é determinado.

Irlane Siqueira disse...

Sim, as crianças devem ser supervisionadas o tempo todo, pois não só na internet mas na vida em si, pois é nesse período que irão criar carater e responsabilidades.

Paula Bareto disse...

Além da pedofilia existem sim outros perigos,pois para acessar a internet não precisa informar idade, basta saber navegar na rede e por conta disso tudo é permitido, então na minha opnião cabe aos pais estarem sempre atentos, bloqueando certos links de início e sempre conversando com seus filhos, estipulando horários etc.

Anônimo disse...

http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201405/ensinar-seu-filho-usar-internet-com-seguranca/
Aqui tem uma matéria excelente para ensinar os filhos a usar a internet com segurança.