segunda-feira, 16 de maio de 2011

A influência dos pais como a origem dos males


A história dessa relação entre os pais, os filhos e a internet, não por acaso, segue essa ordem, começando com os pais. Todos ouvimos falar atualmente sobre crianças que passam horas do dia em frente ao computador envolvidas com algum jogo e/ou com a internet, e até podemos conhecer algumas. Apesar de sabermos que isso acontece sob a supervisão (ou não) dos pais, pensamos mais nas formas de garantir que as crianças tenham acesso a conteúdos seguros na web do que ao que as leva a passar mais horas na internet do que brincando com outras crianças, realizando outras atividades recreativas e educativas. A internet hoje tem a função recreativa, educativa e, mais do que tudo, de babá cibernética.

Já viu aqueles pais que empurram os filhos para o computador e internet por não terem paciência nenhuma de brincar com as crianças? Ontem ouvi uma mãe dizer do filho: “porque sem computador ele fica muito chato”. Muitas vezes, por não ter muito tempo para realizar as atividades do dia a dia, os pais colocam os filhos no computador como uma garantia de que de lá eles não saiam para os incomodar, e que dá para, de vez em quando, dar uma conferida e ver se está tudo certo e eles não estão acessando conteúdo impróprio.

Os pais têm lá suas razões, em se tratando das grandes capitais, onde não há mais segurança para as crianças brincarem soltas na rua e não podem realizar atividades sem a supervisão de algum adulto. No entanto, precisam dispor de tempo para incentivar seus filhos a realizarem outras atividades, não utilizando o computador e a internet como a babá dos mesmos. A prática de esportes pode ser uma saída.

Há um grande dilema entre os pais hoje: a segurança na rua X a segurança na internet. Os perigos da rua fazem com que os pais tranquem seus filhos em casa, ficando disponíveis à rede, ao passo que os perigos da internet são mais possíveis de serem controlados, mas também podem ser burlados. Vamos pensar um pouco sobre isso e comentar?

Em breve trataremos mais sobre estas questões de segurança. Enquanto a relação entre pais e crianças está boa, estes supervisionam bem os filhos e impõem limites, ótimo! (a relação entre o filho e a internet pode estar segura). Mas para que melhor exemplo de como se manter informado e ativo na web com segurança do que os próprios pais? É isso o que os filhos vão aprender, então, os pais devem ser o exemplo.

Texto Referência:

Nenhum comentário: