terça-feira, 17 de maio de 2011

Mundo de mentira?



Bom, há controvérsias de que o mundo virtual seja um mundo de mentira, mas também sabemos que não se trata de uma realidade total. Será que a internet mais ajuda ou atrapalha? E sobre a idade, será que existe uma idade ideal para a criança ter acesso à web?
Segundo o site RedePsi:
"A internet é uma "terra sem dono". Qualquer um pode representar qualquer papel, e não há controle absoluto sobre a segurança dos dados que alí são colocados. A quantidade de problemas que uma exposição indevida na rede pode causar é incalculável."
Então, podemos ratificar que a rede não é um mundo totalmente real, que não deve ser acessada por pessoas que não tenham instruções para o fazer de forma segura e que não são totalmente responsáveis por si. Ou seja, não se pode simplesmente liberar o acesso às crianças e adolescentes sem antes destrinchar com eles todas as regras dispostas nos sites citados no post abaixo (Dicas para se manter seguro na internet). Sabemos que essa não é a realidade como a conhecemos e que é difícil de ser aplicada, já que se pode ter acesso à rede em aparelhos móveis ou qualquer lan house de qualquer esquina sem que um responsável possa ter controle.

A internet muito ajuda a quem sabe utilizá-la com bom senso e consciência do seu papel de cidadão, pois atos de violência, plágio, falsidade ideológica e abuso infantil são também crimes, estão sendo cometidos na internet, mas também podem receber punição. Para denunciar crimes na internet acesse o site SaferNet, clique no tópico que corresponde ao crime cometido e indique o site a ser denunciado e comentário sobre a denúncia.

Vamos ajudar a educar uma geração de gênios de verdade que utilizam uma ferramenta tão importante como a internet para disseminar o bem e o conhecimento.

8 comentários:

Anônimo disse...

Mariane Barros - A frase: "A internet é uma "terra sem dono." é auto-explicativa. Diz tudo por si.

Mariane Barros disse...

A frase: "A internet é uma "terra sem dono." é auto-explicativa. Diz tudo por si.

Lais Medeiros disse...

A internet na minha opnião não é para criança, pois acho que afeta no desenvolvimento e ela deve curtir o seu verdadeiro mundo, tendo contato com outras crianças.

Michele disse...

Devemos mostrar as crianças que a internet pode ser usada para conhecer pessoas porém pode ser usada também para enganar as pessoas.

Deisy Nataly disse...

A internet é uma ferramenta muito perigosa para ser usada por crianças, e é exatamente por sem criança que ainda não tem malícia, experiência de vida e outros requisitos pra reconhecer se uma situação nesse ambiente virtual pode ser perigosa.

carine melo disse...

Acredito que lugar de criança não é na frente de um computador, pois isso tira a verdadeira infância dela, que é brincar com outras crianças, correr, pular...Porque de uma certa forma é um individuo indefeso em um mundo virtual onde tem muitas pessoas com má índole, e coisas impróprias para idade.

Irlane Siqueira disse...

A internet não é uma ferramenta para ser usada em crianças ao livre, criança sim, precisa usar a ferramenta, mas moderadamente, com limites!!

Edimar Nunes disse...

A internet é o mundo que mais mentira se conta, e proteger seus filhos dessas mentiras é de fundamental importancia. Os perigos desse mundo é enorme e não se pode descuidar.